Veja as fotos históricas desde a sua contrução

Tarumã, palco da velocidade

O Automóvel Clube do Rio Grande do Sul foi fundado no dia 12 de julho de 1949, e naquela época as provas eram realizadas nas ruas e estradas do nosso estado. Em 8 de novembro de 1970 o sonho virou realidade com a inauguração da pista de Tarumã, em Viamão, município a 30 km da capital Porto Alegre. Hoje é uma das mais tradicionais pistas do automobilismo nacional. Por aqui desfilaram grandes pilotos, em duelos memoráveis, momentos que estão registrados na mente dos amantes da velocidade.

É o único autódromo privado do Brasil, e sua manutenção depende tão somente dos eventos promovidas pelo ACRGS. A principal característica do circuito é a velocidade, sendo a pista mais rápida do Brasil, um grande desafio para os pilotos. Pontos como a Curva Um, Tala Larga e Curva Nove são "temidos" pelos pilotos, mas o desafio da velocidade e a superação do esporte faz com que esses homens "amem" a pista de Tarumã.

Atualmente o Campeonato Gaúcho de Automobilismo realiza suas provas na pista de 3016 metros de Tarumã, e também no circuito de Guaporé. Aqui no Rio Grande do Sul o campeonato está dividido entre seis categorias; Copa Fusca, Copa Fiat, Copa Corsa, Protótipos, Turismo 2 Litros e ainda Fórmula 1.6 (monopostos). Mas Tarumã também serve de palco para os principais eventos nacionais como os campeonatos brasileiros de Fórmula Truck, Stock Car, Fórmula Renault, Pick Up Racing, etc...

Outro evento tradicional do autódromo de Viamão é o Racha Tarumã. Esse evento acontece todas as sextas à noite, com "pegas" na reta entre motoristas amadores. O evento foi criado em 1997 com o objetivo de tirar das ruas os "temíveis pegas", que colocavam em risco a vida dos motoristas e também da população. Em Tarumã "esses motoristas" encontram um ambiente preparado para acelerar, sem riscos de acidentes e com total segurança para os participantes e também o público. Mais de três mil pessoas comparecem nas sextas para a tradicional "festa do racha".

Roberto Torino
Assessoria de Comunicação do ACRGS
(51) 32199732

Tarumã: 35 anos no coração dos gaúchos

Neste 8 de novembro de 2005, o Autódromo Internacional de Tarumã completou seus 35 anos de existência. A mais tradicional pista do automobilismo nacional, acumulou neste período história de sucesso e emoção no maravilhoso mundo da velocidade. Os maiores nomes do automobilismo já deixaram sua marca no asfalto de Tarumã.

Hoje, a programação do autódromo inclui evento semanal - o Racha Tarumã que tem edições a cada sexta-feira... sempre mobilizando grande público, juntamente com as grandes categorias do automobilismo nacional e gaúcho.

O público viamonense, se orgulha de estar no mapa brasileiro do automobilismo, através de seu autódromo. Agradecemos a bonita homenagem recebida pelo portal Viamão Hoje, que mantém espaço dedicado à programação de Tarumã no endereço http://www.viamaohoje.com.br/taruma

Nascido para o sucesso, a foto de inauguração comprova: O MUNDO DA VELOCIDADE e das FORTES EMOÇÕES tem seu espaço garantido em TARUMÃ.

Divulgação Autódromo de Tarumã




<Fotos Históricas>

A primeira prova do Campeonato Brasileiro de Stock Car foi realizada em 1979, no autódromo de Tarumã, Rio Grande do Sul, com a participação de 19 pilotos que largaram com os carros modelos Opala e os potentes motores 6 cilindros.

Outra novidade foi a criação da Stock Car Light, pela Associação Brasileira de Pilotos e Equipes de Stock Car, com o objetivo de ampliar o acesso dos estreantes na categoria.